Judocas alagoanos intensificam
treinos visando o Regional de 2014
Atividade envolveu treino tático, técnico, recreativo e competição por equipe
Por Viviane Leão
Maceió-ALmatéria: http://globoesporte.globo.com/al/noticia/2013/09/judocas-alagoanos-intensificam-os-treinos-visando-o-regional-de-2014.html
Os judocas alagoanos participaram na manhã deste sábado do primeiro treinamento de campo de judô, que foi realizado na sede da Federação Alagoana (Faju), no Feitosa. A intenção é preparar os atletas mirins para o Campeonato Regional, que vai ser disputado no ano que vem. Participaram cerca de 40 alunos, entre meninos e meninas, de 13 a 14 anos de idade. O treino foi comandado pelo professor Antônio Milhazes, que também é vice-presidente da Faju e pelo professor Thiago Santos, coordenador das categorias de base.
As crianças fazem parte do Projeto Guerreiros, que busca transformar a vida dos judocas de escolas públicas e municipais de Alagoas através do esporte. Milhazes contou que boa parte dos integrantes vêm de família humilde e que o judô tem oferecido uma maior perspectiva de futuro a essas crianças.
- A maioria dessas crianças estudam em escolas públicas, muitas delas chegam aqui sem ter se alimentado, por isso mesmo nós oferecemos ao término das atividades um café da manhã para elas. Esse projeto é muito bom na transformação delas. O esporte tem esse poder de transformar vidas - contou.
Santos completou dizendo que os treinos buscam lapidar as crianças, para que elas possam chegar nas competições bem preparadas.
- O nosso objetivo aqui é lapidar os alunos, fazer com eles que se sintam preparados. No nosso grupo temos alunos que já conseguiram boas colocações em competições de ponta e eles acabam ajudando os mais novos, passando a experiência deles. É muito válido - acrescentou.
Luiz Felipe, de apenas 13 anos, é um dos mais experiente do grupo, ele faturou medalha de prata no Interestadual de Igarassu-PE. Articulado, o garoto mostrou ter habilidade com as palavras. Como profissional falou da importância dos treinos, e confessou que sonha alto.
- É sempre bom poder estar aqui treinando com o pessoal. Posso dizer até que é mais que um treinamento, é uma terapia. Nós estamos aqui e é algo relaxante, nos faz super bem. Sem contar que estamos sempre aprendendo, apesar de eu ter disputado algumas competições, e de ter conseguido uma boa colocação nelas, eu também estou aprendendo, e aprendo todos os dias com os professores e os meus amigos. O meu objetivo é poder um dia conseguir disputar o Brasileiro e o Mundial. Temos que pensar alto.
Outro que também estava lá para dar uma ajuda e passar um pouco da sua experiência foi o atleta Antônio Milhazes Neto. Atual vice-campeão alagoano falou da importância de dar apoio aos que estão começando. Aproveitou também para revelar as dicas que ele sempre passa para os mais jovens.
O conselho que eu sempre dou é que eles foquem no treino e que tentem manter a calma" Antônio Milhazes Neto, vice-campeão alagoano
- É sempre bom ver eles treinarem. Observo que eles estão evoluindo mais a cada treino. E o mais importante é que vejo que eles têm vontade de evoluir. O conselho que eu sempre dou é que eles busquem focar no treino e que tentem manter a calma, pois no judô a calma é muito importante, não é de uma hora para a outra que as coisas acontecem, então eles precisam manter o foco e ter sempre calma - finalizou.
Os treinos continuam. A intenção da Federação Alagoana de Judô é promover os encontros mensalmente. Em outubro será a vez dos atletas mais velhos. Neste sábado competiram atletas das faixas branca, azul, cinza, amarela e laranja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário