quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Delegação alagoana estreia em campeonato de judô para veteranos

Fonte:   Gazeta Web.com

 

Quatro judocas participam da categoria, que contempla atletas com mais de 30 anos
João Victor Acioly
A delegação alagoana selecionada para competir no Campeonato Brasileiro de Judô, categoria veterano, embarca nesta sexta-feira (31) com destino a Salvador, na Bahia. Esta é a primeira vez que um grupo de judocas alagoanos participa desta categoria. Evento serve de seletiva para o campeonato mundial de veteranos, que acontece nos Estados Unidos, em novembro.

Quatro judocas brasileiros, acompanhados por um árbitro, formam a primeira delegação de Alagoas a participar do campeonato que, este ano, acontece na capital baiana, entre os dias 31 de agosto a 02 de setembro. O dentista Antônio Milhazes e os professores de educação física Rodrigo Lopes, Antônio Marcos Silva e Charles Guimarães competem contra 332 atletas de outros 21 estados na etapa nacional do combate.

No primeiro dia, os judocas passam pelo processo de pesagem – habitual em esportes de técnica e luta. As competições individuais começam no sábado (01) e, em equipe, no domingo.


Lutador mais velho a representar o estado, na categoria que contempla esportistas de 40 a 44 anos, Antônio Milhazes retomou os treinos após 22 anos parado, especialmente para a competição. “Queremos resgatar os atletas veteranos para que possam voltar a participar de campeonatos, motivando as novas gerações”, comentou o dentista. Ele enfatizou ainda o bom momento do esporte em Alagoas, a exemplo de Gabriel Mendes, judoca campeão brasileiro na categoria Sub20, no último mês, e Bruno Cunha, campeão em 2010 pelo estado do Rio de Janeiro. “Temos muitos talentos aqui. Precisamos despertá-los”.

Para Antônio, que voltou a treinar em setembro de 2011, o apoio do presidente da Federação Alagoana de Judô (Faju), José Nilson Gama de Lima, foi essencial em todo processo. “Ele se dedicou à nossa causa e deu todo suporte necessário, como viabilizar treinos no fim de semana e feriados”.

A rotina ocupou 03 horas e meia diárias dos judocas, entre musculação, corrida e treino técnico. Durante todos os meses, o dentista foi acompanhado por um preparador físico, Thomaz Carnauba, que supervisionou e auxilou na manutenção do desempenho corporal.

Rodrigo Lopes e Antônio Marcos Silva competem na categoria de 30 a 34 anos, enquanto Charles Guimarães enfrenta adversário na categoria de 35 a 39 anos. O arbitro alagoano que completa a delegação alagoana é Isaac Lourenço.

Em cada categoria, quatro judocas serão premiados. Os vencedores disputarão as vagas para o Campeonato Mundial de Veteranos, que acontece em novembro, nos Estados Unidos. 

Nenhum comentário: